Home » Vídeos Ofaié

Vídeos Ofaié

Vídeo produzido pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social e Jornalismo

Video produzido em 1992 para sensibilizar a direção da Companhia Energética de São Paulo-CESP a adquirir uma área de terra para a transferência dos índios Ofaié, do município de Brasilândia-MS, cujo território onde viviam na margem direita do rio Paraná, no Mato Grosso do Sul, foi inundado pelas águas do reservatório da Hidrelétrica Porto Primavera (atual, Hidrelétrica engenheiro Sérgio Motta). Vídeo experimental, educativo, traz a gravação e depoimento inédito do então cacique da aldeia, Ataíde Francisco Rodrigues (Xehitâ-ha). Trabalho dirigido por Udovaldo Lacava e Geraldo Anhaia Mello com imagens cedidas por Carlos Alberto dos Santos Dutra, João Roberto Hipper e Bill Gann.

Reportagem da TV Educativa Mato Grosso do Sul (1999) sobre a situação vivida pelos indígenas Ofaié, no município de Brasilândia-MS. Direitos Autorais da TV Educativa/MS. Divulgação concedida apenas para fins de educação e pesquisa sem fins lucrativos.

O futebol é a forma de resgate da língua-mãe dos índios Ofaié. No campo instalado na Reserva Enodi, as atividades são realizadas em idioma nativo, que hoje conta com menos de dez falantes. Além dos Ofaié, integrantes de outras etnias também participam da equipe, como Guarani, Caiová e até não-indígenas.

O Prof. Carlito narra a história de Hanto-grê e o percurso de sofrimento do povo Ofaié. Brasilândia-MS, outubro de 2010.